8 de março: Dia Internacional da Mulher

Postada em 8 de março de 2017 as 10:05
Compartilhe:


Neste dia emblemático para as mulheres de todo o mundo, o Sindimed as parabeniza e destaca Rita Lobato, primeira mulher brasileira a obter diploma de médica. Nela, reconhecemos o pioneirismo, a força e a atitude, marcas sempre presentes nas mulheres de luta.

O Sindicato mantém ações que defendem a saúde de qualidade para as mulheres baianas, assim como busca garantir os direitos e valorização do trabalho das médicas, dedicadas e atuantes na sua profissão.

Conheça Rita Lobato

Frequentou o curso secundário em Pelotas e demonstrou, desde cedo, vocação para a Medicina. Mas, apesar de um decreto imperial de 1879 autorizar às mulheres a frequentar os cursos das faculdades e obter um título acadêmico, os preconceitos da época, que relegavam às mulheres a uma função doméstica, falavam mais forte.

Rita matriculou-se inicialmente na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, na Bahia. Determinada em obter o título de médica, venceu a hostilidade inicial dos colegas e professores, conquistando aos poucos sua simpatia, até receber do corpo docente da tradicional faculdade baiana as maiores considerações.

Fonte: Wikipédia



4 respostas para “8 de março: Dia Internacional da Mulher”

  1. Socorro Mendonça disse:

    Mulheres do Brasil
    http://youtu.be/gFoi2ccLmjk

  2. Felipe disse:

    Excelente post! 🙂

  3. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.