Dica cultural: agenda de eventos médicos, um quase-médico e culturais pela Bahia

Postada em 31 de março de 2017 as 09:38
Compartilhe:


 

Palmas para a ABRASCO

juska

Mais informações debate Febre Amarela: Situação Atual e Dificuldades de Controle promovido pela ABRASCO.

Acredito piamente que o meu colega de ilustrações e bons humores, o gaúcho Francisco Juska Filho vai gostar do modo que sugeri a leitura de seus ‘Filosofinhos’ encontráveis em vários pontos de vendas de livros na Bahia.

No mais, torcer para que o rico e esclarecedor debate da Associação Brasileira de Saúde Coletiva sirva para que a nossa saúde pública não seja tratada nos enquadramentos cada vez mais pequenos e obtusos da gente-que-nos-imprensa.

895semana-de-biologia

 

Na castigada Jequié

 

Muitos de vocês, acredito, sabem do alcance destruidor das chuvas na Cidade Sol da Bahia. Portanto, mais do que uma comunicação, segue nossos voto de alento através do fazer coletivo do evento quase-afim à atividade médica.

De 8 a 11 de maio, acontece a 5º Semana de Biologia da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), no campus de Jequié.

A semana é promovida anualmente pelo Departamento de Ciências Biológicas pelo Colegiado de Ciências Biológicas, e pretende ampliar as discussões sobre temas pertinentes às ciências biológicas na relação com outras áreas.

Inscrições, programação e demais informações podem ser obtidas no site oficial da atividade. http://uesbsembio.wixsite.com/sembio

 

Em Feira

 

A II Semana de Medicina da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), que ocorrerá nos dias 17,18 e 19 de julho, no Anfiteatro do Módulo II, no Campus Universitário.

No caso, o evento ainda não está delineado, portanto, a dica cabe para que mais profissionais possam interagir, e – por que não – ampliar a pauta do certame.

Email para contato: nemed@uefs.br. Telefone: 75- 3161 8351.

 

Teodoro Sampaio

foto

E por falar em UEFS, sim, eu estive na empolgante palestra do professor José Carlos Barreto de Santana, anteontem, no lançamento superlotado de 2 livros no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, conforme prometi na semana passada. O mestre, 2 vezes reitor daquela universidade, não só mostrou seus vastos conhecimentos sobre o maior dos baianos, mas o fez com a doçura e tranquilidade de quem tem amor ao objeto estudado. O livro relançado de Teodoro é o clássico ‘História da Fundação da Cidade do Salvador’.

 

O novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Angelo Coronel, se não mostrou erudição em sua fala, mostrou algo que substitui muito bem esta condição: respeito e reverência à cultura baiana, o que é bom sinalizador. Estavam lá o querido de todos os médicos, o ex-governador  Roberto Figueira Santos, assim como meu colega (não contemporâneo) de diretório acadêmico, o ex-prefeito da Capital, Manoel Castro e muita gente de quase todos os matizes. Não por acaso, quem atualmente está à frente do governo estadual se fez sonoramente ausente…

 

Para quem gosta de manter vivo o nome de Pirajá da Silva, aqui dentro pode encontrar um dado revelador, sobre o nosso guia na condição de tradutor do idioma alemão http://www.bahiaja.com.br/cultura/noticia/2017/03/28/468-anos-de-salvador-ighb-e-alba-reeditam-livro-de-teodoro-sampaio,99411,0.html O livro em questão também merece todos os aplausos por sua reedição.

 

Eu devo ter pecado por entusiasmo, pois fiquei falando com pessoas na entrada do IGHB até o momento em que resolvi ir buscar meus exemplares dos livros em lançamento. Pouca sorte ou não, os volumes já tinham se esgotado, o que me impede de comentá-los. Mas, sempre será motivo de orgulho voltar a falar do personagem que me rendeu o único prêmio que tenho como (modestas aspas) cineasta, na heróica Cachoeira http://www.bigorna.net/?secao=noticias&id=1275480753

 

Em Cruz das Almas

 

Eu fui este mês a um empolgante show de Zelito Miranda, filho de Serrinha que se mentem fiel a si mesmo há décadas (diferentemente de boa parte da galera para quem ele tocava de graça nas manifestações estudantis dos anos 1980). Pescando em seu perfil no facebook, me inteirei  de que nos dias 6, 7 e 8 vindouros, teremos um ‘sic’ Encontro Nacional do Forró, lá em Cruz. Acho arriscado a mistura de públicos dos 2 primeiros dias, mas se não fossem os 60 anos do Colégio Militar, eu estaria lá, com certeza, no sábado, dia 8, para ver Sandro Becker, o próprio Zelito, Adelmário Coelho e Raio da Silibrina.

O mais legal: acontecem palestras e debates nos 3 dias.

 

Pra semana: 

 

Continuamos na toada da agenda, mas com áudios além dos textos. Uma bela surpresa sobre o poeta Damário da Cruz está já guardada e editada. O outro tema, já captado, tem tudo a ver com… Feira de Santana!

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.