DICA CULTURAL: DE IVETE A CARTOLA, SAUDAMOS O 20 DE NOVEMBRO

Postada em 18 de novembro de 2016 as 12:39
Compartilhe:


Aí vai um curto passeio pelas notícias que unem música e cultura negra, esta semana .
 
O mestre Cartola, que demorou décadas para que sua fama descesse dos morros para ganhar os estúdios de gravação do Rio, agora, tem direito a edição especial: uma caixa chamada 'Todo Tempo Que Eu Viver'. Nela, toda a obra toda do compositor foi reunida de forma remasterizada, com o acréscimo de 3 CDs. Entre eles, os dois primeiros trabalhos do artista, que levam seu nome, um de 1974 e outro de 1976.
 

 
Boa parte dos meios de comunicação locais já divulgou que Paulinho da Viola virá a Salvador, no dia 25, para fazer uma apresentação na Concha Acústica em benefício do MUNCAF (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira), também dirigido por um músico, José Carlos Capinan. 
 
Um registro tão lindo quanto este é que Eliete Negreiros, sim, aquela do Arrigo Barnabé, está lançando um livro sobre Paulinho. O título é 'Paulinho da Viola e o Elogio do Amor', uma adaptação da tese de doutorado que ela defendeu na USP. Paulinho já aprovou um trabalho anterior dela sobre sua carreira. E sendo assim, o volume de 150 páginas, ao preço referencial de R$ 48 pode e deve ser pensado como presente de fim de ano para leitores/ouvintes de fina estampa. 'De grátis', ouça um disco inteiro dela, online, aqui , e encante seu final de semana.
 

 
A escola de samba que vai abrir o desfile do Rio de Janeiro em 2017 será a Acadêmicos do Grande Rio, homenageando a baianíssima cantora Ivete Sangalo. Um clipe já foi lançado, com a presença da mesma. Assista, aqui. Em outro momento, vou tentar explicar por que vou torcer pro enredo da São Clemente (com motivo baiano, ok?).
 

Reverências ao escritor e jornalista: uma pena, uma lástima o que Sergio Cabral, pai do ex-governador preso, ontem, seu filho e xará, está passando, aos 79 anos.  Não deixa de ser sintomático do emburrecimento nacional da nação que quase nunca se lembra que ele foi um dos maiores e melhores organizadores do conhecimento sobre o samba carioca, tendo escrito vários e bons livros a respeito. Cá entre nós, os melhores textos que eu já li sobre samba são dele. Acima, apenas uma sugestão de leitura.
 
Roda o pé e anda: o restaurante Dona Mariquita não tem música, mas tem o melhor da cozinha de extração africana, em minha opinião. Agora, abre também de quinta a sábado, à noite, na Rua do Meio, no Rio Vermelho.
 
Rodapé 1: Um parte do Olodum e uma parte do Ilê Aiyê estão este final de semana como pontos altos do Dia da Consciência Negra em Brasília. 
 
Rodapé 2: Já que Elis Regina é assunto (merecido) de muitos e muitos colegas estes dias, assinalamos, para dar uma força remota: a baiana Laila Garin e seu grupo (A Roda ) cantam Elis Regina, este final de semana, no Beco das Garrafas, em Copacabana. Seja um bom baiano e se incumba de convidar seus/suas colegas de lá.
 
Eu me despeço sugerindo que vocês a ouçam cantando 'Se Eu Quiser Falar com Deus', dessa alma multicor que é Gilberto Gil Passos Moreira.

 

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.

 

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.