DICA CULTURAL: HOJE É TUDO 0800

Postada em 23 de dezembro de 2016 as 10:40
Compartilhe:


Para um ano marcado pela imprevisibilidade de recursos futuros em nossos bolsos, nesta edição de véspera de Natal escolhi indicar produções culturais que se pode usufruir online, com algum gancho no imediato.
 
Não esquecendo que devemos agradecer o '0800', pois ele é fruto de coisas que muitos de nossos semelhantes não têm, passados 2016 anos do nascimento do Jesus Cristinho: além de equipamentos e luz elétrica, tempo e… saúde.
 

 

A apresentação do coral ArtMed na última edição deste ano do 'Fim de Tarde' do Sindimed, na semana passada, encantou a todos, especialmente pelo pouco tempo que seus integrantes tiveram para ensaiar (ainda).

 
Para quem não pôde ver, garanto que nossos colegas coralistas se deram muito melhor do que a Minnie, ao executar (aqui) 'Noite Feliz'.

 
Outra música de muitos sentidos que foi entoada pelo coral foi 'Cio da Terra', de Milton Nascimento. Neste fim de ano, é o caso de olhar pra trás e indicar a quem não tem ecos deste evento que conheça o Cio da Terra, maravilhoso festival que embalou os sonhos de juventude de alguns dos melhores filhos de então deste país e que, olhando retrospectivamente, mostra que apesar do muito que fizemos, estamos até algo pior do que nossos pais, por que os sonhos não se sonham mais juntos…

 
Pouco tempo antes desse tal de Zuckberg contaminar a vida humana com a vontade de diminuir as artes e inteligência (inclusive de programação) da vida online, nós tínhamos o ICQ, que era quase, quase uma solução mundializada prevendo criação colaborativa de soluções de intercomunicação. De tudo o que já vi, no capítulo cartões virtuais (opa,. sumiram??? por que sumiram????) de Natal, é exatamente um do ICQ o que mais gosto. Divido com todos vocês.

Quem entende de inspirações súbitas explica que elas não chegam do 'nada'. Pois bem, depois de ter lido uma notinha sobre o metrô baiano, citando o bairro de Luiz Anselmo me veio (confesso) pela primeira vez a curiosidade em saber ao certo quem foi o personagem. E não é que ele é médico e 'porreta', para usar o termo que venho empregando em meu projeto de reabilitação de baianos menos re-conhecidos do que merecem? Conheçam aqui a biografia deste 'colega' de vocês. Quem sabe, em 2017, me sobra tempo para devolver à Bahia mais de sua memória.

Aos craques que se vão


Causou alguma zoeira extra em meios de incomunicação brasileiros o falecimento de um diplomata distante em terras distantes, esta semana, talvez por que para explorar as imagens tantas vezes repetidas não seja preciso ser jornalista, ou estudioso do que quer que seja. Mas 2 brasileiros balizadores da criação mental se foram sem o mesmo interesse. No caso de Villas-Boas Correa, chega a ser trágico, pois ele era (e é) mestre de qualquer profissional de imprensa que se preze. Aqui, uma curta pílula de seu jeito único de transmitir conhecimentos.

Tendo mais tempo, veja aqui muito mais sobre ele, com ele, na mesma TV Senado.
 

 


O cineasta 'marginal' Andrea Tonacci se foi. Tão alternativo era seu engajamento de cineasta que eu descobri a notícia de seu falecimento não no Brasil, mas no site do melhor jornal de 'esquerdas' do mundo, o italiano Il Manifesto. Nossa laudável revista de cinema, a Contracampo, dá dicas precisas sobre por que devemos nos acercar e assistir (até de '0800') sua filmografia.

 
Boas festas!

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.

 

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.