Dica Cultural: música, petiscos e…medicina

Postada em 13 de abril de 2017 as 09:03
Compartilhe:


Registros

 

win_20170413_08_17_55_pro

maxresdefault-1

 

1) Na visita/participação de Gereba ao nosso Sindimed, por conta da última edição do Próximo Fim de Tarde, sediado no vosso sindicato, em 31 de março, eu colhi uma entrevista em áudio com o compositor e intérprete, de 7 minutos e 45 segundos. Oba, ainda ganhei uma cópia de seu mais recente disco, ‘Lua de Canudos’, com o qual inaugurei meu espaço de audição em casa (obrigado!).

 

Quem quiser cópias da entrevista em áudio, gratuitamente, pode pedir pelo Telegram 71 9 8202 4340 ou Whatsapp 71 9 9720 5854.

 

2) Para quem foi (ou não foi) ao nosso último ‘Fim de Tarde’, segue o poema de Catulo da Paixão Cearense em resposta ao viés anti-povo nordestino de Rui Barbosa, que foi esplendidamente declamado pelo doutor Iderval Tenório, na ocasião.

 

3) Sim, eu fui ao lançamento lotadaço do disco de estreia do Matita Perê, em Salvador, mesmo chegando com um pequeno e justificado atraso. Pude cumprimentar o exitoso grupo, que teve bastante apoio de colegas da imprensa local. Tá tudo registrado no perfil dos carinhas.

 

De São Lázaro para o mundo

 

A banda Pirombeira, formada por violeiros, pianeiros, percussionistas, cantores e compositores, num total de 7 criadores criativos, mostra claras influências da música regional e da nossa cultura.

Criado em Salvador, em 2010, o Pirombeira foi o vencedor do 1º Festival de Música da UFBA. Em 2013, começará as apresentações quinzenais no quintal do bar de Dona Maria Zilda, em São Lázaro, portanto, bem perto das nossas 3 entidades de médicos, sediadas em Ondina.

Agora, o portal do experiente jornalista Tasso Franco manda todas as informações do lançamento do grupo, dia 23. Se deus quiser, estaremos lá.

 

+ Ondina

 

O concurso Comida di Buteco 2017 começa amanhã, tendo o cereal como ingrediente obrigatório em todos 34 butecos, de todas as regiões da cidade. Em todo o Brasil, participam mais de 500 botecos!

 

No ‘nosso’ bairro, participa o Boteco As de Kopas, que fica na Rua Helvécio Carneiro Ribeiro (ganha um doce quem lembrar que ele foi filho de Ernesto Carneiro Ribeiro, o pai da pedagogia baiana). A pé, são menos de 400 metros da sede de nosso SINDIMED.

 

Eu não vou dizer o que vou comer na Casa da Mãe, no Rio Vermelho, para não atrair comentários desairosos de nossos atentos amigos médicos. Mas que vou sair de lá mais feliz, vou sim…

 

+ rubis

 

Nos dias 21 e 22 de abril, o Café-Teatro Rubi, que fica no Hotel Sheraton (Campo Grande, em Salvador) apresenta em sua pauta Verônica Sabino – que tem a glória de ser filha do cronista Fernando Sabino. Na outra semana, somente no dia 27, é hora e vez da baiana Mônica San Galo.

 

Informe-se, agende-se.

 

De minha parte, deixo uma canja de cada:

 

O ‘making of’ do DVD ‘ Este Meu Olhar‘, exatamente o tema do espetáculo de Verônica Sabino.

 

O canal oficial de Monica no tal YouTube (que anunciou medidas restritivas ou pelo menos inibidoras a perfis com poucos acessos, ontem), com 4 pérolas.

 

Em Feira

 

encontro-de-compositores-fsa

 

No dia 12, aconteceu a 1ª edição do Encontro de Compositores de Feira de Santana, promovido pela seccional da União Brasileira de Compositores. Além de representante da UBC, temos a presença do ECAD e da jornalista Márcia Bittencourt. A imagem que achamos é pequenina, mas divulgamos com torcida e votos de boa sorte.

 

Na nossa porta

 

_nise2

 

Quem vai ganhar seu espaço na ‘vitrine ‘do SINDIMED hoje, na forma de caricaturas em PVC são duas mulheres que ampliaram os caminhos da medicina na Bahia: Nita Costa e Nise da Silveira (esta, formada em Salvador).

 

Já definidos, para os próximos meses, dois médicos: Cesar Zama, que faz 180 anos de nascido em 2017, que será homenageado em uma atividade minha na rua que leva seu nome, no dia 6 de maio , e Luis Anselmo, cuja trajetória única e pouco conhecida foi mais um achado recente de minhas pesquisas.

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.