Dica cultural: Novo Serviço – Dicas culturais pelo Whatsapp

Postada em 11 de novembro de 2016 as 11:19
Compartilhe:


Desde terça-feira, tenho enviado, pouco antes das 9 da manhã (de Brasília), uma dica cultural no nível das que tento trazer para @s médic@s nesta coluna. Para manter o formato estabelecido aqui na coluna, transcrevo os textos das 4 primeiras edições, esperando agradar à maioria, pelo menos, e deixando o  número para que novos ouvintes possam nos acompanhar: 71 9 8202 430
Nota: A mais longa das 4 dicas desta semana demorou 104 segundos.
Dica 1
O craque da bola e bom de cuca Tostão revê as últimas seis décadas do futebol brasileiro no livro ‘Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos’, que tem 195 páginas e está na faixa de 30 e poucos reais, trazendo o selo mais que recomendável da Companhia das Letras.
Segundo o próprio Tostão, ‘A tentativa é fazer uma síntese da evolução do nosso futebol nos últimos sessenta anos, especialmente das seleções brasileiras e das Copas do Mundo’.
Co-incidência ou não, o livro tem apresentação do jornalista esportivo José Trajano, que fez 70 anos em outubro, e anda ‘esquecido’ pelos seus colegas depois que saiu das telinhas da ESPN.
Vamos ver quando aparece alguém para escrever um ensaio explicando por que os 2 ex-jogadores que melhor escrevem no Brasil sobre futebol passaram pelo Cruzeiro: Tostão e Sorin.
No fundo musical: Coletivo Orquestral Unicamp
Dica 2
Sem grilos de mim, até por que eu paguei para ter, anuncio:
Com 5 opções de pratos semiprontos à base de frangos, a Sadia está um pouco mais sadia: para esta nova linha de produtos, a marca adaptou granjas para atender a padrões de bem-estar animal, com lotação reduzida nos aviários, instalação de sensores que medem a temperatura do ambiente, além de – olha que bacana! – poleiros e camas de areia para as aves. As granjas não devem usar antibióticos. O parceiro da Sadia, neste projeto lançado em 20 de outubro, é o chef de cozinha e ativista britânico Jamie Oliver. Eu só vi e comi até agora o filé de frango com raspas de limão, alecrim e pimenta-do-reino; investi 20 reais em uma refeição que pode ser reforçada e servir a 2 pessoas.
No fundo musical, a Orquestra Gulbenkian, de Portugal, que está se apresentando por estes dias em São Paulo e Rio
Dica 3
 frame1
O documentário ‘Belo Monte: Depois da Inundação’, do diretor Todd Southgate, que percorreu a cidade de Altamira e parte do Rio Xingu para registrar como estão indígenas e ribeirinhos após o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no início de 2016, teve sua pré-estreia há 1 mês e 1 dia, na capital paulista.
Segundo a própria Agência Brasil, o documentário mostra os impactos para a população que mora e depende do Rio Xingu e para a cidade de Altamira, que fica próxima a Belo Monte e abrigou os operários que trabalharam na construção da usina.
Para ver o trailer, clique aqui*, na minha conta do Pinterest. Lá tem esta e mais algumas informações culturais relevantes.
No fundo musical, temos o maior artista sérbio vivo, Emir Kusturica, que esta semana terminou as filmagens da cinebiografia do presidente uruguaio Mujica, com sua banda ,  The no Smoking Orchestra.
Dica 4
__transfer
Deu no jornal Zero hora, ontem, que até o momento a Feira do Livro de Porto Alegre deste ano consegue manter o total de visitantes, mas as vendas caíram em 20%, por razões que todos conhecemos. Uma das responsáveis por este êxito é Sonia Zanchetta, que coordena a riquíssima parte de livros infanto-juvenis, na qual fui palestrante o ano passado. Consegui uma brechinha e atenção dela para que nos fosse indicado um livro dos recentes que tem saída na edição deste ano.
O tema, parece combinado com a nossa edição de ontem, mas não foi: trata-se de
‘Um dia, um rio’, do ilustrador pernambucano André Neves e do escritor Léo Cunha. A primeira sessão de autógrafos se deu em 27 de outubro, em São Paulo. O livro trata de um assunto espinhoso, mas que não deve ser escondido das crianças: a onda de lama que originou a tragédia do Rio Doce, causada pela Vale/Samarco, que acaba de completar um ano.
Conheça o resultado no portal aonde eu andei fuçando e descobri, com alegria, que preciso ganhar mais 23 ‘pila’** para adquirir um livro da eslovena Maja Celija, que eu não sabia que já tinha sido publicada no Brasil.
No fundo musical, a oferenda mais dadivosa que vem do Havaí: o quase-mantra Ho’oponopono
*Nota 1 para os leitores do SINDIMED-BA: aqui, resolvi por o link direto, na transcrição
**Nota 2 para os leitores do SINDIMED-BA: a Pulo do Gato tem distribuição nacional, e em lojas de redes sediadas em Salvador seus livros estão, sim, mais baratos do que se adquiridos na própria página da editora.

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.