Dica Cultural: Novos discos de Quarteto em Cy e Raul Seixas

Postada em 4 de novembro de 2016 as 10:57
Compartilhe:


Na sexta-feira (dia 21/10), as ‘baianas’** do Quarteto em Cy, lançaram seu novo trabalho, ‘Janelas Abertas’, com show na Rua da Carioca, no Rio de Janeiro.

hora-da-crianca

A minha (acertada) busca por notícias sobre elas se deu pela presença deste material da foto acima, sobre a amizade delas com Adroaldo Ribeiro Costa e seu programa de rádio, em Salvador. Esta semana, mais uma vez eu fui fazer uma visita à sede da Hora da Criança, aonde vi este totem que me despertou a curiosidade para saber o que é feito delas.
O álbum pode ser ouvido online, aqui.
4 canções inéditas e 6 releituras, incluindo a faixa-título ‘Janelas Abertas”,  de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, compõem o disco que marca o 52º ano de carreira das ‘meninas’.
O CD traz participações especiais de Carlos Lyra, Zélia Duncan e Marcel Powell, entre outros . O grupo estava há 10 anos sem gravar, desde ‘Samba em Cy’, lançado em 2006, também pelo selo Fina Flor. Com este CD, o Quarteto em Cy, chega ao seu 39º álbum.
jj
**O Quarteto em Cy foi originalmente formado pelas irmãs Cylene, Cynara, Cybele e Cyva, nascidas em Ibirataia (BA). O grupo foi assim batizado por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, padrinhos do grupo, em 1964,
Em 1966, as irmãs davam início efetivo a sua carreira internacional, apresentando-se em programas da televisão norte-amricana. Lá, elas gravaram sob o nome The Girls from Bahia o disco “Pardon my English”, pela Warner Brothers. Mas já em 1965, com a gravação do álbum “Caymmi and the Girls from Bahia”, também pela Warner, ao lado do conterrâneo Dorival Caymmi, elas começavam a ser ouvidas lá fora.
Depois, o quarteto passou por diferentes formações, mas mantendo as mesmas integrantes por cerca de 30 anos. Com o falecimento de Cybele, em 2014, e a saída de Sonia, que fazia parte do grupo desde 1968, o Quarteto em Cy ganhou duas novas integrantes – Keyla e Corina.
1

A apresentação do compositor e cantor baiano Raul Seixas no II Festival de Águas Claras, de 1981, em uma edição limitada de vinil. Assim, 22 anos depois, temos a chance de noticiar um ‘novo CD de Raul Seixas.

Segundo quem é (boa) setorista, Vitória Coutinho, do WhiplasH: ‘as fitas originais, gravadas no show diretamente da mesa de som, pertencem a Sylvio Passos, presidente vitalício do Raul Rock Club e detentor de uma série de raridades do artista. O áudio foi restaurado e remasterizado especialmente para prensagem em vinil. O disco conta com capa dupla (gatefold), fotos raras e uma longa reportagem sobre a fase que Raul vivia, com entrevista dos músicos que tocaram no show e da ex-companheira Kika Seixas’.

A pré-compra do lançamento pode ser feita através desse link.

Talvez seja um gancho imperdível para puxar um link para este vídeo que mostra mais esta página de tantos sonhos que a caretice que se instalou no século XXI no Brasil matou.

Uma outra, deste tipo? Choro cada vez que lembro que nossa geração foi generosa a ponto de dar ao Brasil um… Cio da Terra!

Para não dizerem que chegaram tudo ao mesmo tempo, agora, sobrou um pouco do que foi Olhos d’Água há poucas décadas atrás. Saquem só
Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.