O Sindicato
    Atendimento
    Artigos
    Fotos
    Classificados
    Contabilidade
    Empregos
    Denúncias
 
 

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) tem como objetivo fundamental defender os interesses da classe médica na sua a luta por salários e condições de trabalho dignas. O Sindimed é a representação maior da classe médica no Estado da Bahia, filiado à Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O Sindimed foi fundado em 12 de dezembro de 1934 (era Vargas), mas só foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 1937. Sua primeira diretoria foi eleita em 1941.

O primeiro presidente do sindicato, Antônio Luiz Cavalcanti de Albuquerque de Barros Barreto, assumiu em 25 de março de 1941, afirmando que era o início de uma nova era para a classe médica da Bahia. No dia 1° de maio de 1943, Barros Barreto inaugurou a sede do Sindicato na rua Cipriano Barata, n° 1, evidenciando o estreito laço entre o Sindicato e o governo.

Em 1943, a diretoria decidiu que a comemoração do dia do médico seria na data dedicada a São Lucas – 18 de outubro -, com celebração de missa e palestra.

Saiba mais sobre a história do Sindimed

 

  Copyright © Sindmed - Todos os direitos reservados