Sindimed critica condução da saúde mental pela Sesab

Postada em 16 de março de 2017 as 12:05
Compartilhe:


O vice-presidente do Sindimed, Luiz Américo, criticou hoje (16), durante reunião no Estadual de Saúde (CES), a forma como a Política de Saúde Mental vem sendo conduzida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O sindicalista questionou a falta de debate com os diversos atores sociais envolvidos no tema citando a recusa do secretário de saúde em receber representantes do Sindimed, da Associação de Psiquiatria da Bahia (APB) e de pacientes  no último dia 6 durante visita do Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro. O próprio coordenador havia convidado os representantes dos médicos e o veto partiu de Fábio Vilas Boas.

Américo ainda informou  que a APB estará na reunião do Conselho no período da tarde, quando se discutirá o assunto, e solicitou o direito a voz para o seu representante. Eduardo Calliga, que faz parte da mesa diretora do CES, afirmou que a APB foi convidada e terá espaço.

Reforma da previdência e SUS: tudo a ver

Em sua fala o conselheiro lembrou que a discussão sobre a reforma da previdência tem tudo a ver com o SUS, pois o que está em jogo é o modelo de financiamento da Seguridade Social, que engloba tanto o SUS quanto a previdência. “Querem jogar a responsabilidade pelo financiamento da seguridade social nas costas dos trabalhadores enquanto se privilegia o sistema financeiro”, finalizou Américo.

Contexto

Os Hospitais Juliano Moreira, Mário Leal (em IAPI), Afrânio Peixoto (em Vitória da Conquista) e Lopes Rodrigues (em Feira de Santana) estão previstos para terem as portas fechadas até o fim do ano. Dados atuais do Ministério Público apontam que a Bahia só possui dois leitos de psiquiátricos em hospitais gerais.

 

 

 

 

 



2 respostas para “Sindimed critica condução da saúde mental pela Sesab”

  1. Alan disse:

    Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.