Sindimed negocia com prefeitura pagamento de atrasados da UPA de Itinga

Postada em 22 de março de 2017 as 17:55
Compartilhe:


A prefeitura de Lauro de Freitas sinaliza o pagamento de salários atrasados, ainda de 2016, aos médicos da UPA de Itinga. Para isso, o Executivo municipal poderá utilizar recurso devido ao antigo gestor da unidade, o Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCBA), afastado da gestão da UPA em função de investigações da Polícia Federal.

 Erasmo Moura, na cabeceira da mesa, tendo ao lado direito Francisco Magalhães e, à esquerda, seu assessor jurídico, Everton Mendes

Erasmo Moura (C), Francisco Magalhães (E) e à direita o Dr. Everton Mendes e o  assessor jurídico, Ricardo Freitas

Tudo depende do resultado de uma audiência na 2ª Vara do Trabalho, marcada para 10 de abril, da qual participarão Sindimed e gestores do município. O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, esteve nesta quarta-feira (22) com o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura, que sinalizou positivamente para o pagamento, embora ainda não tenha respondido categoricamente à questão.

ENTENDA O CASO

Em meados do ano passado, durante a chamada Operação Copérnico, que investiga fraudes e outros crimes contra a Saúde, os médicos ainda não tinham recebido janeiro nem parte de fevereiro. Agora, mais de um ano depois, estes salários poderão finalmente ser pagos pelo Município, que assumiu o serviço com a saída da empresa investigada.

Os salários deveriam ter sido pagos pela terceirizada, cujo dono chegou a ser detido na época da operação, pela PF. Diante do calote praticado contra cerca de 40 médicos, o Sindimed ajuizou uma ação civil pública (ACP) contra a terceirizada, que nem sequer respondeu à citação da Justiça. Inconformados, os médicos procuraram seu sindicato, que alinhavou uma saída para o problema e, para isso, conta com o bom senso dos gestores do município.

Magalhães espera que prevaleça o interesse em pagar àqueles que trabalharam e, pela lei, devem ser devidamente remunerados, independentemente de problemas alheios à sua responsabilidade. Ele lembra aos médicos que o Departamento Jurídico do Sindimed e a própria diretoria da entidade estão à disposição para qualquer esclarecimento sobre a ação (ACP) movida contra o IMCBA, que continua em tramitação na Justiça, bem como sobre os entendimentos mantidos com a prefeitura de Lauro de Freitas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.