SINDSAÚDE REALIZA CARREATA CONTRA PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL OCTÁVIO MANGABEIRA

Postada em 6 de dezembro de 2016 as 10:51
Compartilhe:


Diretores da Sindsaúde-Ba, profissionais e pacientes do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), localizado no Pau Miúdo, realizaram na manhã desta terça-feira uma carreata contra a decisão unilateral da Sesab de privatizar o HEOM com a implantação da gestão via Organização Social. A carreata saiu do hospital em direção a Governadoria, onde foi entregue um documento pedindo anulação do ato.

Ontem os manifestantes, junto com representantes do Fórum de Entidades de Trabalhadoras (es) da Saúde do Estado da Bahia e o Conselho Municipal de Saúde de Salvador, organizaram-se em passeata pelas ruas do bairro e promoveram um abraço simbólico contra a privatização da unidade. “Esse movimento é para preservar e proteger o passado, o presente e o futuro deste hospital. Toda população usuária sofrerá as consequências desse ato intempestivo inconsequente e irresponsável do governo do estado, que assume uma postura radical em privatizar essa unidade sem passar em nenhum momento por uma discussão entre os trabalhadores e sem passar por uma discussão no Conselho Estadual de Saúde”, criticou o presidente do Sindsaúde”, explica o presidente do sindicato, Silvio Roberto dos Anjos e Silva.

A unidade, que é referência no tratamento de doenças pulmonares, vem passando por uma séria crise que resulta em precariedade de serviço prestado a população. Dos 217 leitos apenas 90 estão em uso, segundo os servidores.  O Governo do Estado justifica o ato como medida para salvar o hospital deste sucateamento, mas o Sindisaúde reconhece que para a melhoria da situação o HEOM precisa ser fortalecido e não privatizado, visto que a política de privatização há décadas resulta no enfraquecimento do Sistema único de Saúde (SUS).

Djalma Rossi, diretor do Sindsaúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde alerta, também, sobre as denúncias recebidas por servidores e usuários sobre o possível fechamento, previsto para o dia 30 de dezembro, da Unidade de Emergência de Saúde em São Caetano, já privatizada pelo Governo do Estado.

Fonte: Sindsaúde-Ba



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.