TERCEIRIZAÇÃO DA SAÚDE POR ORGANIZAÇÕES SOCIAIS É BARRADA NO STF

Postada em 29 de novembro de 2016 as 12:24
Compartilhe:


Finalmente tribunais de Justiça estão coibindo a prática indiscriminada dos governos em terceirizar as estruturas de saúde. Há tempo o Sindimed defende que hospitais e unidades de saúde pública devem ter gestão direta de estados e municípios. O Sindicato já demonstrou claramente que essa estratégia, além de ser prejudicial aos usuários, que ficam ao sabor dos rodízios de profissionais promovidos pelas organizações que assumem a gestão, também são onerosas aos cofres públicos e atendem a interesses privados, na maioria das vezes meramente empresariais.

Reproduzimos aqui notícias veiculadas em Brasília, no início desta semana.

STF desaprova terceirização da Saúde via Organizações Sociais

 
O Supremo Tribunal Federal (STF) corroborou determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) ao reconhecer que saúde pública é uma obrigação do Estado, não podendo assim ter suas principais atribuições entregues a organizações sociais. O SindSaúde-DF acredita que não se poderia esperar nada menos do que uma decisão sábia e sensata da corte máxima brasileira. 
 
Um edital de contratação de OSs para gerir Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e Semi-Intensivo (USIs) em hospitais do Rio foi anulado pelo TJRJ e a Ministra Rosa Weber deu razão ao tribunal, julgando improcedente ação do governo do estado contra o cancelamento do certame. 
 
“A decisão do STF é um reforço de peso na luta contra as OSs. É o reconhecimento de que o governo precisa arcar com suas próprias responsabilidades e não pode fazer da Saúde um balcão de negócios. A sentença veio do Rio de Janeiro mas com certeza trará reflexos também para o DF, onde o governador Rollemberg quer implementar esse modelo a todo custo. É melhor ele repensar esse compromisso com as OSs”, avaliou a presidente do SindSaúde-DF.
 
Publicado originalmente pelo SindSaúde DF / Na Mídia (28/11/2016 – 13:36)

Clique AQUI para ver a reprodução do Jornal de Brasília.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.