CORRIDA DOS MÉDICOS É SUCESSO DE PARTICIPAÇÃO

Postada em 16 de outubro de 2016 as 11:10
Compartilhe:


A já tradicional Corrida para a Saúde, em comemoração ao Dia dos Médicos, reafirmou o sucesso da iniciativa promovida pelo Sindimed que, este ano, em sua oitava edição, recebeu o nome de Corrida dos Médicos. O tempo ligeiramente encoberto do início da manhã não afugentou ninguém. Familiares e amigos dos atletas, além de um público composto por banhistas e esportistas matinais prestigiaram a prova. Já com sol forte, muitos acompanharam o evento até o pódio com as premiações que se encerrou por voltas das 9h30.
 
A prova de rua, este ano, bateu recorde de inscrições com participação de mais de 1.500 atletas. Pontualmente às 7h da manhã deste domingo (16), foi dada a largada na Avenida Oceânica, próximo à Praça das Gordinhas. Os atletas foram até o Farol da Barra e retornaram ao ponto de saída, completando o percurso de 6 km da corrida.
 
 
Ganhadores
 
Em menos de 20 minutos o primeiro colocado da competição, Helio Bispo dos Reis, cruzava a linha de chegada, com tempo de 19 minutos e 16 segundos. Entre os médicos, o primeiro colocado foi Breno Dauster Pereira e Silva, com o tempo de 25 minutos e 54 segundos. Na sequência, em segundo e terceiros lugares se classificaram os médicos Ricardo D'Andreamatteo (23’06”) e Thiago Pereira Cavalcanti (26’41”).
 
Na classificação geral das mulheres, Giovana Santos Pereira foi a primeira colocada do público externo, com o tempo de 23 minutos e 28 segundos. Na categoria das médicas, o primeiro lugar foi conquistado pela otorrinolaringologistaThaisa Magalhaes Aguiar de Amorim, com o tempo de 28 minutos e 58 segundos, seguida pelas doutoras Fernanda Albuquerque da Silva (31’34”) e Marilea Francina Assis Souza (34’12”).
 
Os estudantes de medicina, mais uma vez colocaram sua energia na corrida. Entre os acadêmicos o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Danilo Gomes, que repetiu o feito já conquistado em 2012, 2014 e 2015, dessa vez com o tempo de 27 minutos e 15 segundos. E Danilo foi o incentivador de Pedro Loiola Jr., que obteve a segunda colocação (28’50”), participando pela primeira vez da prova. O estudante Lucas Correia Brandão ficou em terceiro lugar. Todos foram unânimes e elogiar a organização da prova e a iniciativa do Sindimed, prometendo retornar ano que vem.
 

O trio feminino formado por Tâmia Mariza, Rebeca Meireles e Maria Júlia fez bonito e subiu no pódio na categoria acadêmicos de Medicina. As futuras médicas cursam o 9° semestre na Ufba e bem representam aqueles decidiram escolher uma profissão que está a serviço da saúde.

Depoimentos

 
O bom preparo físico e a garra de Tâmia, 28 anos, lhe conferiram o melhor tempo de sua categoria neste quarto ano de participação na Corrida dos Médicos: 31 minutos e 56 segundos. Uma vitória que se soma a outras duas anteriores. Rebeca ficou em segundo e Maria Júlia, em terceiro lugar.
 
"Corro desde 2013 e comecei estimulada pelos amigos", observou a univertitária-atleta natural de Pilão Arcado (distante de Salvador  815 km) e que ainda não decidiu em que área da medicina vai se especializar. Porém, uma coisa já está decidida: quer continuar a correr. 
 
Recordista da prova
 
Profissional nas corridas e com nove anos de prática nas ruas de inúmeras cidades, Hélio Bispo dos Reis, 34 anos, é o detentor do melhor tempo da 8ª Corrida dos Médicos: 19 minutos e 16 segundos. Morador de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, ele fez a sua terceira Corrida dos Médicos e tem como próximo desafio a Volta de Aracaju. Será em 15 de novembro na capital sergipana.
 
"Vivo do atletismo, sou um apaixonado", observou o atleta que não vê a hora de encarar os 10 km da prova sergipana, onde foi vice-campeão duas vezes. Com a Corrida de São Silvestre no currículo, Hélio diz ter participado de mais de 500 provas. Mesmo assim, ele correu a prova dos médicos sem o patrocínio de qualquer academia.  
 
Justa homenagem
 
Pouco antes do início da premiação, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, Francisco Magalhães, lembrou o idealizador da Corrida dos Médicos, José Caires, que presidiu o sindicado da 2007 a 2012, tendo falecido em pleno exercício do mandato. Agredeceu também o empenho de Deoclides Cardoso na organização da corrida, na qual obteve o tempo de 38 minutos e 49 segundos (categoria a partir de 65 anos de idade).
 
 
Vencedores Maria Júlia, Rebeca Meireles, Tâmia Mariza e Hélio Bispo
Francisco Magalhães e Thaísa Amorim

 

A expectativa de Franciso Magalhães é de que na prova do próximo ano seja quebrado o recorde de participantes no evento de 2016, que atraiu aproximadamente 1.500 inscritos. A competição é aberta inclusive para cadeirantes. A Corrida dos Médicos é realizada segundo as Regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

 

________________________________________________________

Exemplo de dedicação ao esporte

 
O primeiro lugar feminino na classificação do público externo, obtido por Giovana Santos Pereira não pode ser visto como uma vitória só no esporte. Giovana é corredora na vida e uma vitoriosa, independente do resultado oficial das competições.
 
Aos 44 anos e participando de provas de rua desde os 16, ela trabalha como diarista durante a semana e das corridas nos finais de semana. As corridas de Giovana, entretanto, não se restringem às pistas das competições. Sem patrocínio e sem tempo para se dedicar a treinamentos fora do horário de trabalho, Giovana decidiu fazer do seu cotidiano o seu treino. Assim, ela corre todo dia, de sua casa, na Estrada das Barreiras, até as casas em que faz o serviço de diarista. Seja na Barra, Paralela, Brotas etc.
 
A vencedora da 8ª Corrida dos Médicos, que aliás acumula vitórias sucessivas na prova, é um exemplo de superação, de vontade e de vida. Parabéns Giovana.

________________________________________________________

 

Dos trinta aos trinta e nove

Na modalidade Público Externo, categoria feminina dos 30 aos 39 anos, as três posições do pódio foram ocupadas por Rebeca Rodrigues Costa, Ediane Silva Pires e Andrea Fernandes Teixeira. 

Rebeca levou pra casa o prêmio de R$ 400,00, mas pra ela o importante é o estimulo da prática do esporte, além disso ela apreciou a organização do evento e o percurso escolhido. A ganhadora, que é agente administrativa municipal, chegou às 07h31, com vinte e três minutos e trinta segundos de percurso. A segunda colocada, Ediane, fez o percurso de 6km em vinte e cinco minutos e dez segundos, chegou às 07h32. “Corro por anos para competir, mas é primeira vez que participo de corrida feita pelo Sindimed”, conta. A terceira colocada, mas nem por isso menos vitoriosa, Andrea, diz que corre para manter a saúde e qualidade de vida. 

Na mesma modalidade, só que na categoria 18 a 29 anos, Djane chegou em primeiro lugar, logo na primeira participação na corrida. "Sempre ouvia bons comentários sobre essa corrida, então resolvi participar. Gostei principalmente do percurso diferenciado". Ela correu pelo número 181. 

Público diverso 

David Cavalcanti, corredor pelo número 414, é estudante de engenharia química e participou da edição anterior da corrida promovida pelo Sindimed, ‘Corrida Pra Saúde’, que esse ano ganhou o nome de Corrida dos médicos. Ele participou pela modalidade Público externo, categoria de 18 a 29, e chegou em vinte e três minutos e quarenta e cinco segundos, alcançando 28º lugar. Gustavo Jonde Monteiro, oficial da polícia militar aposentado, tem 65 anos e já participou mais de três vezes da competição. “Corro há sete anos e encaro a corrida com um treino.” 

Álvaro Oliveira, assessor técnico da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), parceira do Sindimed, não correu, mas aprovou o evento: “o evento é importante porque congrega classe médica e admite a participação da comunidade externa e interna, prevenindo doenças e estimulando a prática de exercícios físicos.”

Breno Dauster Pereira e Silva é médico urologista do Hospital Aristides Maltez e Hospital São Rafael e fez a primeira participação na Corrida dos Médicos com o resultado de 26 minutos e onze segundos, chegando às 07:33h. “Comecei a correr para perder peso e hoje me mantenho na prática. Chamei muitos colegas também participaram da corrida”. 

Cadeirantes

Marivaldo Brito Santos e Angelina Nascimento da Silva disputaram na categoria de cadeirantes. Angelina chegou primeiro, com trinta e sete minutos e cinquenta segundos. Ela é tricampeã da São Silvestre e pioneira na categoria feminina. Ela conta, orgulhosamente, que foi incentivo para vinda de mais cadeirantes para a corrida. “Era para eu estar na Meia maratona do Rio, mas preferi estar aqui.” 

Marivaldo participa há mais de 10 anos de competições e  ressalta a importância do exercício para o fortalecimento da autoestima, saúde e alegria. “O objetivo é alcançar sempre o melhor". 
________________________________________________________

Sindimed entrega prêmio a ganhador  

Veja as classificações de todas as categorias

A classificação dos médicos pode ser conferida AQUI.

A classificação do público geral está disponível clicando AQUI.

Os acadêmicos de medicina podem acessar a classificação geral AQUI.

Mais sobre a corrida, clique AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.