SITUAÇÃO DO SUS SERÁ DEBATIDA NO I FÓRUM PRÓ-SUS. INSCRIÇÕES ABERTAS

Postada em 19 de setembro de 2016 as 12:21
Compartilhe:


O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoverá nos dias 3 e 4 de outubro, em Brasília, o I Fórum Nacional Pró-SUS, que vai debater a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e definir estratégias de defesa desse modelo de assistência em saúde. O evento nacional foi precedido de fóruns regionais, que trataram de questões como o trabalho médico no SUS, os regimes de contratação e o subfinanciamento do setor. Faça sua inscrição.

A primeira conferência, às 9h, tratará do tema “Modelos de Atenção à Saúde no Brasil e no Mundo: Avanços e Desafios” e será proferida pela professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro Lígia Bahia. O presidente desta mesa será o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Donizetti Giamberardino. 

Em seguida, às 9h30, será realizada a mesa redonda “Atenção primária em saúde”. Os palestrantes serão o presidente da Sociedade Brasileira da Medicina de Família e Comunidade, Tiago Trindade, que falará sobre “A estratégia da saúde de família no Brasil”; a professora da Faculdade de Medicina da USP Maria do Patrocínio Nunes, responsável pelo tema “Impactos da lei do Mais Médicos na graduação e na residência médica para a atenção primária em saúde”; e a pesquisadora da Fiocruz Lígia Giovanella, que vai falar sobre “Atenção primária e a integração com a rede de urgência e emergência”. 

As atividades da tarde serão abertas com a conferência do deputado federal Mandetta (DEM/MS), sobre “A Frente Parlamentar da Medicina e a defesa do SUS”. A mesa redonda “Financiamento do SUS: dilemas atuais”, vai abordar os seguintes tema: “As novas fases do desfinanciamento da saúde, com a palestrante Rosa Maria Marques, ex-presidente da Associação de Economia da Saúde; “A integralidade da assistência e a judicialização da saúde”, que ficará sob a responsabilidade do médico João Pedro Gebran Neto; e “A ausência e os limites do controle, avaliação e transparência na gestão dos recursos”.

No dia seguinte, 4, o I Fórum Nacional Pró-SUS começará com a mesa redonda “A contratualização no SUS”, cujo primeiro palestrante será José Maria Orlando, que falará sobre “Modalidades de remuneração: tabela SUS, contratualização ou outras formas de repasse”. Em seguida, o 2º secretário do CFM, Sidnei Ferreira, e o diretor-geral da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMP), José Luiz Spigolon, darão palestras sobre modalidades de gestão na administração direta, em organizações e na administração privada. O procurador do Trabalho Cláudio Gadelha será responsável pela palestra “Modalidades de contratação e precarização do trabalho médico no SUS”. 

A última conferência do I Fórum Nacional Pró-SUS será do presidente do CFM, Carlos Vital, que discorrerá sobre “O diagnóstico da saúde pública no Brasil”, seguida da mesa redonda “Carreira de Estado do Médico do SUS”. Os palestrantes serão o ex-ministro da saúde José Gomes Temporão e os professores Mário dal Poz e Mário Scheffer, que falarão, respectivamente, sobre “Carreira de Estado no SUS: é uma alternativa viável?”, “A carreira médica em sistemas de saúde comparados” e “Mercado de trabalho em medicina: situação atual e perspectivas”. Após as palestras será aprovado um relatório com propostas para melhorar o SUS.

Confira a programação preliminar do evento, AQUI.

Fonte:CFM



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.